sexta-feira, 11 de maio de 2012

NR 06- EPI

PRINCIPAIS AÇÕES PARA A RECOMENDAÇÃO DE UM EPI


       Não  é raro.tornar-se conhecimento de todos , pelos meios de comunicação os acidentes acontecendo constantemente, em diversos segmentos do mercado, pelos mais diferentes fontes geradoras.
      O que mudaria este cenário seriam os investimentos humanos, materiais, recursos financeiros, através de programas de conscientização do uso de EPI.
       EPI- (equipamento de proteção individual) _é todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaças a segurança e a saúde do trabalhador.
       De certa maneira, a empresa tem obrigação de fornecer ao empregado gratuitamente EPI, adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento nas seguintes circunstancias.
*Sempre que as medidas de ordem não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes no trabalho ou doenças ocupacionais.
*Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantados.
*Para atender situações de emergência.
        No entanto são necessários algumas ações para se tornar uma "segurança eficaz".
*analisar- a atividade a ser desempenhada
*planejar- providenciar junto aos responsáveis os EPI's antes do inicio das atividades.
*ação prevenção- medidas prevencionistas como; cobrar a obrigatoriedade do uso do EPI, enquanto realiza o serviço ou na manipulação de produtos.
*ação conscientização- programas de treinamentos internos para incentivo do uso EPI e EPC.
*ação corretiva- investigação após a ocorrência do acidente, sanando-as ou minimizando os riscos, para que não ocorram acidentes iguais ou semelhantes no mesmo local.
        Mediante a tudo podemos concluir que o uso EPI, faz parte para melhorai na qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho.

Autor : Karini Schutz
 

Um comentário:

  1. Neste caso do resumo da NR 06 - não gostei tanto, achei que faltou muita coisa, muito embora tratar-se de um resumo, não foi falado das obrigações dos trabalhadores quanto aos cuidados com os EPIs,

    ResponderExcluir