quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ergonomia no ambiente de Trabalho

As condições de trabalho envolvem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais do posto de trabalho e a própria organização do trabalho.

A empresa deve realizar a análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação das condições de trabalho ás características dos empregados e á natureza do trabalho a ser executado.

Trabalho em pé: bancada de trabalho deve estar na estatura do empregado, de modo que o mesmo não precise curvar-se para executar o trabalho. Os objetos e ferramentas devem estar de fácil alcance ao empregado. Os comandos dos equipamentos devem estar posicionados em nível mais baixo que os ombros.

Trabalho sentado: a mesa o e os painéis devem ser proporcionar ao empregado em condições de boa postura, visualização e operação. Caso o trabalho necessite da utilização dos pés  os pedais e demais comandos devem ter posicionamentos e dimensões que possibilite fácil alcance e ângulos adequados para o corpo.

O ideal é que o empregado possa alternar o trabalho em pé com o trabalho sentado ou, quando isto não for possível  a empresa deve disponibilizar assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados pelos empregados durante as pausas.

A jornada de trabalho do empregado não pode ser excessiva  para evitar a fadiga, sendo preferível que não realize horas extraordinárias, e, se estas forem trabalhadas, que não excedam ao limite de 2 horas por dia, conforme art.59 da CLT.

Dica: a postura mais adequada para execução de uma determinada tarefa é aquela em que o empregado sinta-se mais confortável possível  Isso lhe trara um rendimento maior no trabalho e menor desgaste de energia, isto é, o seu cansaço será menor. Essa postura correta, implicará em alguns benefícios,  tais como: redução no risco acidentes do trabalho e menor possibilidade de adquirir uma doença profissional. 

A evolução conceito segurança do trabalho




                Desde a era da pré-história o homem preocupa-se com segurança. A procura por um lugar seguro para viver. Métodos de caça e proteção contra ataques de animais.
Até acontecer a revolução industrial o trabalho era predominante era o trabalho de escravos e as fabricas artesanais. Nesta época não existe preocupação com as condições de trabalho.
Com a Revolução Industrial e o surgimento das primeiras fábricas/máquinas proporciona uma produção em escala e competitividade no mercado, mas os trabalhos eram muito repetitivos o que elevaram a um crescente numero de acidentes, pois aliados a estes fatores os ambientes de trabalho haviam ruídos provocados pelas precárias máquinas, altas temperaturas devido à falta de ventilação, iluminação deficiente, o que contribuíram para aumentar o índice de acidentes.
Algumas tentativas foram realizadas para tentar controlar os acidentes e as doenças ocupacionais, com esforços ao estudo das doenças, das condições ambientais, as instalações e equipamentos.
Após a 1ª Guerra Mundial algumas melhorias aconteceram,  mas somente com os  acontecimentos pós 2ª Guerra Mundial é que a questão de segurança tiveram mais importância, com os movimentos prevencionistas, onde perceberam que a capacidade industrial é adquirida com maior numero de trabalhadores em produção ativa.
A partir deste momento as questões de higiene e segurança tornam-se importantes no processo produtivo e desde então até os dias atuais tivemos muitos fatos que contribuíram para o desenvolvimento, da segurança no trabalho, através de normas e portarias, onde orientam o empregador e o empregado a melhor maneira de minimizar os riscos ou aprender a conviver com eles em segurança, preservando assim a integridade física do trabalhador proporcionando melhor qualidade de vida no seu ambiente de trabalho.


Autor: Karini Schutz


Se estiver envolvido em uma situação de QUASE ACIDENTE- qual a sua ação a esse respeito?

Alternativas:
a) Você deixa passar despercebido, já que não aconteceu nada.
b) Não fala nada para não se incomodar e arrumar mais trabalho com o seu superior.
c) Imediatamente toma as medidas para evitar um possível acidente com você ou com um colega.
     A resposta deveria ser a de todos a alternativa "c", pois todos nós que estamos inseridos de alguma form,a ao ambiente de trabalho, estamos sujeitos a riscos de acidentes.
     Se uma situação perigosa ou de quase acidente devemos tomar como alerta e comunicar ao responsável  para que se possa tomar as medidas prevencionistas nesta situação, investigando assim as possíveis causas para poder determinar procedimentos e meios que possa evitar qualquer evento.
      Por exemplo a que de materiais em obra, incentivando o uso de capacete e a organização dentro do possível de acordo com o andamento da obra, deixando assim somente o necessário, naquele momento de forma organizada podemos minimizar os riscos.
      Para que isso ocorra com eficácia é necessário planejamento do projeto, pois assim podemos trabalhar o escopo, detalhando as atividades a serem realizadas, tais como prazos e os requisitos do cliente seguindo assim um cronograma.
      Imprevistos acontecem, condições climáticas  mas com planejamento e um cronograma definido, pode-se atingir as metas com bons resultados e com menores possibilidades de riscos.

Autor: Karini Schutz